Marketing Digital para Advogados

Criado em: 19/10/2020 - Atualizado em: 19/10/2020 - Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Marketing Digital para Advogados

O marketing juridico precisa ser muito cauteloso, pois não envolve apenas o marketing do próprio advogado ou escritório, pois a OAB estipula algumas regras que exigem atenção. Superando isso, o marketing juridico pode trazer muitos resultados, confira alguns deles:

  1. Agregar valor à empresa
  2. Traga Notoriedade inclusive no Marketing Digital
  3. Aumente as possibilidades
  4. Incremente os resultados (indiretamente)
  5. Tenha um holofote em você

Apesar da alta demanda, quando analisamos o departamento jurídico, o número de novos profissionais vem aumentando a cada ano, e aqui podemos iniciar uma reflexão, por que existem alguns escritórios que praticamente não tem agenda e outros não? Será que o marketing para advogados influencia nisso?

É possível se destacar utilizando o marketing juridico, bem como o Marketing Digital para Advogados, mas nada disso é mais forte do que prestar um serviço de excelência, com isso você estará ganhará o marketing boca a boca. Portanto, todos os detalhes do marketing juridico precisam ser bem unificados.

Quer saber qual é o principal segredo do marketing juridico que consegue crescer com resultados positivos verifique o próximo tópico. Listamos algumas práticas recomendadas e diretrizes que podem ajudá-lo a usar melhor os recursos relacionados ao marketing para advogados!

O que está acontecendo com o marketing juridico

Como em outras áreas, o marketing também passou por mudanças tremendas. Entenda a evolução para que tanto o marketing juridico como o seu Marketing Digital para Advogados também evolua.

Entendo o que está acontecendo e como o marketing foi evoluindo ao longo do tempo, você poderá achar as lacunas no seu negócio e aplicar com mais clareza as estratégias desse conteúdo.

Checklist para as ações do seu Marketing Digital para Advogados

1. defina o seu cliente ideal

Para cada segmento que você adente é necessário criar uma personificação do seu cliente ideal, e extrair o maior número de informações como:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização geográfica
  • Medos
  • Anseios
  • Dores
  • Desejos
  • Dúvidas frequentes

Tudo que você conseguir extrair de informação ajudará no seu marketing juridico. Existe ferramentas para ajudar a coletar essas informações, se desejar se aprofundar nisso pode falar conosco!

2. Crie um funil

Muitas pessoas acham que o funil serve apenas para a vendas em si, e isso é um equívoco, você pode e deve criar um funil para seus conteúdos, atendimento, e claro para seus fechamentos de negócios.

O objetivo aqui é te mostrar que você precisa ter processos bem definidos para cada momento que seus clientes estão vivendo.

3. Marketing de conteúdo

Uma grande força no Marketing Digital para Advogados é você aliar conteúdos relevantes, e mais uma vez a organização fará tora a diferença:

  • qual o formato do conteúdo (artigo em texto, vídeo, podcast...)
  • onde você irá publicar esse conteúdo
  • quando ele estará disponível
  • quem é responsável em fazer e publicar
  • quanto tempo você irá atualizar esse conteúdo

Um grande parceiro do marketing juridico é a proximidade com seus clientes, e para isso você poderá utilizar da tecnologia com as seguintes ferramentas para o marketing juridico:

  • Sistema CRM
  • Fluxo de Nutrição
  • Automatização de e-mail
  • Agenda de atendimento
  • Controle de processos

As plataformas poderão ajudar e muito, mas não se esqueça que tudo deve estar dentro das diretrizes da OAB.

4. Marketing de performance

Não adianta nada você ter um ótimo conteúdo e sanar dúvidas, se esse conteúdo não aparecer para ninguém ou não chamar a atenção, afinal o marketing juridico também está pautado em reter a atenção.

Para você impulsionar conteúdos educativos, poderá contar com a ajuda de uma agencia de marketing digital, ou até tentar fazer sozinho, porém o trabalho é grande e você já deve ter muita coisa para desenrolar no dia a dia, certo?

Bem independente com quem você irá fazer tenha no seu radar as seguintes fontes de tráfego para o seu Marketing Digital para Advogados:

Google

A primeira indicação é você utilizar o Google Meu Negócio, isso ajudará e muito para clientes te encontrarem fisicamente, mas para o impulsionamento do seu conteúdo pense em utilizar as seguintes estratégias digitais:

  • Rede de pesquisa
  • Parceiros do Google
  • YouTube
  • Campanhas Discovery

Você pode ainda utilizar o gmail e até remarketing, lembrando dos critérios da OAB ok?

Facebook

Outra gigante que poderá ajudar seu marketing ficar ainda mais forte é a plataforma do Facebook, nela você conta com duas grandes redes sociais 1) o próprio Facebook; 2) o Instagram (crescendo gigantescamente).

Para isso além de você poder fazer postagens diárias, utilizar o Facebook Ads fará seu conteúdo chegar nas pessoas certas, e se voltar um pouquinho nesse conteúdo verá como o cliente ideal é importante para isso.

Grandes Portais

Quando falamos de um marketing juridico moderno, porque não utilizar de grandes portais sejam online ou offline, aí depende da sua melhor estratégia.

Utilizar desses grandes portais ajudará você impulsionar seu conteúdo, normalmente as pessoas que acessam esses portais são clientes em potenciais do seu negócio.

Uma coisa é certa, se você quiser ter um bom marketing precisa começar hoje para em um tempo começar colher os frutos, pense nisso.