8Ps do Marketing Digital

Criado em: 31/05/2019 - Atualizado em: 25/11/2021 - Tempo estimado de leitura: 23 minutos

8ps do marketing digital

Todo profissional que trabalha com vendas já ouviu falar nos famosos 4Ps do Marketing. No entanto, somente os profissionais modernos e antenados conhecem os 8Ps do marketing digital.

Os 4Ps eram a base do marketing e contribuíram por um tempo para o crescimento exponencial de vários negócios.

Contudo, esse conceito precisou ser reinventado e adaptado para as novidades geradas pela era digital, permitindo que o marketing utilizasse ao máximo o canal que mais cresce em todo o mundo: a Internet.

Se você deseja evoluir suas habilidades e estratégias, leia esse artigo até o final e conheça todo o processo que originou um dos principais conceitos atuais do marketing digital, os 8Ps!

Quais são os P do marketing?

Antigamente, os profissionais do marketing baseavam-se em uma teoria chamada os 4 Ps do Marketing — produto, preço, praça e promoção.

No entanto, com o passar dos anos, não só as relações de consumo evoluíram, como também as tecnologias, os níveis de competitividade entre as empresas e meios utilizados para divulgação de campanhas, produtos e marcas.

Em meio a tantas mudanças, a teoria dos 4 Ps também evoluiu, dando origem a um conceito ainda mais desenvolvido e capaz de criar planos de marketing integrados e completos, gerando assim mais resultados à empresa.

Esse novo conceito é conhecido como os 8Ps do Marketing.

O que são os 8Ps do marketing?

Os 8Ps do Marketing é uma evolução da teoria original, que visa atender as mudanças ocorridas nesse setor durante a modernidade — que inclusive ainda estão em andamento.

Esse conceito aborda os fatores mais importantes para que uma estratégia de marketing gera resultados:

  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção;
  • Produto;
  • Pessoas;
  • Processos;
  • Posicionamento;
  • Performance. 

Quem criou os 8 Ps?

A teoria dos 8Ps do marketing digital foi desenvolvida em 2011, por Conrado Adolpho, empresário, professor e escritor brasileiro — que identificou que os 4 Ps não eram suficientes para cobrir todas as possibilidades do marketing online. 

O conceito foi apresentado no livro “Os 8Ps do Marketing Digital”, sucesso de vendas entre os profissionais que desejam descobrir meios inteligentes de usufruir tudo que o marketing na internet tem a oferecer.

Quanto custa a Imersão 8Ps?

Com o objetivo de difundir os 8Ps do marketing digital para mais profissionais — e ajudá-los a melhorar a gestão do negócio — Conrado Adolpho desenvolveu a Imersão 8Ps.

Um treinamento intensivo de 3 dias (sex., sáb. e dom.) em que são ensinados os segredos mais valiosos de marketing digital e vendas, que vão te ajudar a:

  • Turbinar as vendas;
  • Sair do zero a zero;
  • Vender mais investindo menos;
  • Entender o público e a persona.

E a desenvolver muitas outras habilidades essenciais a um gestor de sucesso.

O valor dos ingressos da Imersão 8Ps variavam, em 2019, de R$ 1.297,00 a R$ 797,00.

Para saber mais informações, e descobrir as datas dos próximos eventos, fique ligado no site oficial do treinamento e nas redes sociais de Conrado Adolpho!

Quais são os 8Ps do marketing de serviços?

Por ser um mercado mais dinâmico, o marketing de serviços também possui um conceito próprio, que auxilia os profissionais durante a criação de suas estratégias. São eles:

  • Produto: visa explorar os benefícios de um produto ou serviço, aumentando o valor enxergado pelos clientes;

  • Preço: avalia os custos de um produto, levando também em consideração o perfil do cliente, complexidade do projeto, tempo de execução e esforços dos trabalhadores.

  • Praça: canais de distribuição dos produtos, sendo incluído os prazos de entrega e formas de frete.

  • Promoção: estratégias de divulgação dos produtos e serviços, com ênfase em apresentar os benefícios aos clientes, além da credibilidade da empresa e a competência profissional e técnica.

  • Processo: procedimentos utilizados na prestação de um serviço, sempre mantendo a qualidade do produto final.

  • Palpabilidade: chamado também de evidência física, ou seja, características de valor oferecidas pelo espaço onde o serviço é prestado. 

  • Pessoas: envolve todos os colaboradores da empresa e a qualidade dos seus devidos serviços — desde o atendimento até a execução do serviço. 

  • Produtividade: junto com a qualidade são os fatores principais de um serviço, que devem ser entregues de modo a aumentar o valor e conquistar mais clientes.

O conceito dos 4Ps

A teoria dos 4Ps do marketing foi criada por Jeremy McCarthy, mas foi Philip Kotler — o pai do marketing moderno — quem consolidou o conceito, transformando o marketing para o que conhecemos hoje.

O conceito dos 4Ps, também conhecido como “mix de marketing” ou "composto de marketing”, foi capaz de demonstrar como algumas marcas aumentam suas vendas e valor, se consolidando no mercado.

Para apresentar essas possibilidades da melhor forma, o conceito foi dividido em quatro: produto, preço, praça e promoção. Vejamos detalhadamente cada um.

Produto

O Produto é a base de todo o conceito.

Dentro do marketing, o Produto é considerado o ponto inicial, as raízes de uma empresa, que abrange tudo relacionado ao valor e característica daquilo que está sendo vendido.

Para o Produto funcionar, é necessário definir alguns pontos como:

  • Conceito;
  • Marca;
  • Funcionalidade;
  • Atributos de uso;
  • Diferenciais;
  • Experiências de uso.

Esses fatores devem ser pensados conforme com as necessidades e desejos do público-alvo, além de estar de acordo com o que a empresa está disposta a oferecer.

Por ser o objeto que os clientes enxergam da empresa, o Produto não deve conter falhas ou apresentar erros. Caso contrário, não vai gerar resultados, independente do investimento.

Ou seja, desenvolver um bom produto é essencial para um negócio funcionar bem e crescer.

Com esse P resolvido e bem estruturado, podemos passar para os seguintes.

Preço

Qual o valor da experiência que você vai oferecer para o seu cliente? É sobre isso que o segundo P (Preço) se trata.

Durante esse momento, não se deve somente analisar o valor monetário do produto, como também o valor agregado a ele.

Isto é, conhecer os custos de produção; de entrega; da experiência gerada ao cliente e, ao final, descobrir quanto o seu público está disposto a pagar por tudo isso!

Ademais, sabe que um produto sem valor percebido nunca será um sucesso, por mais que a ideia seja incrível e revolucionária.

Portanto, concentre-se na análise da concorrência para manter um equilíbrio com o mercado e conseguir garantir uma boa vantagem competitiva.

Praça

A Praça é o pilar que envolve a distribuição do produto ou serviço em todo o mercado, seja ele local, nacional e até mesmo mundial. É a maneira como seus clientes consomem seus produtos ou têm acesso aos seus serviços.

Para encontrar a melhor estratégia de distribuição, é fundamental conhecer a fundo o seu cliente ideal — inclusive, traçando sua rotina, de modo a entender os lugares que ele mais frequenta e encontrar as melhores praças.

Além disso, também é preciso conhecer o valor do seu produto/serviço, afinal, se a escolha da Praça não for certeira, todo o planejamento pode ser prejudicado.

Atualmente, a internet é a Praça mais utilizada pelas empresas, sobretudo devido ao sucesso das vendas online.

Promoção

A Promoção é o P que gera mais dúvidas, já que muitas pessoas o confundem com “liquidação” de preços.

Na verdade, esse pilar está relacionado diretamente ao marketing e a maneira como o seu produto ou serviço será promovido e vendido para o público — é como os clientes vão te encontrar e fechar negócio.

Em outras palavras, a Promoção é o pilar da sedução.

Dentro desse fator, encontram-se as seguintes estratégias: estudar as melhores localizações para abrir uma loja física, o modo de exposição dos produtos, as melhores parcerias etc.

Ademais, o mapeamento do público e o conhecimento de mercado e suas necessidades não podem ficar de fora da escolha dos canais de Promoção.

 Os 8Ps do marketing digital substituíram os 4Ps tradicionais?

Quando os 4Ps foram criados, a internet não era a potência que é hoje. Contudo, devido ao seu fenômeno, os 8Ps do marketing digital estão ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais — substituindo a teoria original.

Portanto, obter esse conhecimento é essencial aos profissionais de marketing que desejam otimizar seus resultados e conhecer estratégias mais eficientes.

Quais são os 8Ps do marketing digital?

A internet passou a ser a grande protagonista, em vez de um simples canal de investimento para as empresas. Com isso, todas as teorias, o público, a maneira de interagir e vender os produtos foram repensados para envolver o mundo digital.

Segundo Conrado Adolpho, a estrutura dos Ps de marketing digital precisava passar por uma reformulação, por isso o teórico brasileiro desenvolveu os 8Ps do marketing digital. 

Conheça melhor cada um deles abaixo.

1º P – Pesquisa

Por ser a base do planejamento de marketing digital, a Pesquisa (o primeiro dos 8Ps do marketing digital) define o sucesso de uma campanha.

Devido a sua dinamicidade, o marketing digital é capaz de apresentar resultados em pouco tempo de lançamento. Assim, se os dados obtidos forem negativos, sua empresa pode agir imediatamente, antes mesmo de toda a campanha ser encerrada, revertendo o cenário.

Ademais, a Pesquisa ajuda as marcas a encontrarem dados que justifiquem o planejamento.

Entender o seu público-alvo (Persona) e toda a sua rotina — tanto no mundo offline quanto online — também é importante para esse P, uma vez que permite a criação de ações personalizadas para atrair os clientes, ganhar sua confiança e fechar as vendas.

Atualmente, as maiores fontes de pesquisa na internet são os mecanismos de busca, como o Google, Bing e Yahoo, assim como as redes sociais.

Durante essa pesquisa, lembre-se de limitar o grupo de pessoas que você quer atingir. Afinal, vários tipos de público utilizam a internet diariamente, mas nem todos estão interessados no seu produto — foque apenas em quem está.

Outra dica: quanto mais específico você for, menos investimentos serão necessários para as suas campanhas.

2º P – Planejamento

A falta de planejamento é um dos principais erros de uma marca ao investir no marketing digital.

Até porque, o Planejamento não somente ajuda uma empresa a saber o que será produzido e quando a estratégia será publicada, como também envolve todo o negócio no ambiente digital.

Portanto, você deve organizar todas as informações colhidas durante a sua Pesquisa e desenvolver um plano estratégico.

Ademais, é nesse momento em que você define o que será feito e como, ou seja, os objetivos, metas e estratégias para alcançar as vendas e fidelizar o seu cliente.

Para construir um planejamento de sucesso você precisa:

  • Reunir todas as pesquisas e dados que serão base para suas ações;
  • Organizar todo o processo a ser seguido;
  • Conhecer o seu público;
  • Saber como sua empresa vai solucionar os problemas dos seus clientes;
  • Criar um plano para a ação.

O Planejamento pode ser encarado como um mapa, que vai guiar sua empresa ao sucesso de vendas.

Mas… tome cuidado para não ser um eterno planejador e nunca executar nada, ok? 

Por isso, vamos partir para o próximo dos 8Ps do marketing digital.

3ºP – Produção

A Produção é o estágio em que tudo o que foi planejado ganha forma. Também é nesse momento que você precisa escolher uma agência de marketing digital para te ajudar.

Durante a Produção, a equipe criativa recebe um briefing com todas as informações necessárias para colocar o planejamento em prática, por isso, essa etapa dos 8Ps do marketing digital deve ser realizada por especialistas.

Ademais, a etapa de Produção é o momento de criar:

  • Website;
  • Loja virtual;
  • Perfis nas redes sociais (definidas no planejamento);
  • Materiais dos anúncios nas redes sociais e mecanismos de busca;
  • Vídeo;
  • Conteúdos;
  • Campanhas;
  • Anúncios;
  • Copy;
  • Artes.

Em resumo, tudo aquilo que foi definido durante a etapa de Planejamento.

4ºP – Publicação

Essa é a fase de publicação das campanhas e demais ações de marketing criadas anteriormente.

Então, é na quarta etapa que os clientes precisam conhecer mais informações acerca dos produtos/serviços que você está oferecendo.

Lembra, lá no início, quando foi feita uma pesquisa sobre o seu público? 

É aqui que você vai utilizar todas as informações coletadas para chamar a atenção do público, atraindo-o para o seu site, loja virtual ou landing page.

Uma dica importante: tenha uma base de conteúdos prontos, evitando atrasos no cronograma criado durante o planejamento! 

Além disso, sempre se mantenha atualizado, pois no mundo digital novas tendências surgem a todo momento e você deve estar por dentro de tudo!

Faça uma pesquisa rápida sobre as empresas de marketing digital que podem lhe ajudar nessa etapa.

 5ºP – Promoção

O 5º dos 8Ps do marketing digital está relacionado aos anúncios que serão veiculados nas plataformas escolhidas também durante a fase de planejamento.

Esses anúncios podem ser criados em qualquer plataforma que ofereça visibilidade para o seu negócio, desde que alcance a sua persona.

Exemplos de plataformas para anunciar:

  • Google Ads;
  • Instagram Ads;
  • Facebook Ads;
  • Native Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • Twitter Ads.

Os anúncios podem ajudar no engajamento do seu conteúdo, sobretudo nas redes sociais, gerando bons resultados.

Faça essa etapa dos 8Ps com muito cuidado para que ela impulsione seu negócio. 

6ºP – Propagação

Depois de criar todo o seu material (4ºP) e veicular na web (5ºP), você precisa “propagar” seus conteúdos em outros veículos, de modo a alcançar as pessoas certas.

Esses veículos podem ser as redes sociais, fóruns, parceria com youtubers ou até mesmo blogueiros! Para definir o meio de Propagação ideal, é necessário conhecer muito bem a sua persona, encontrando-a na rede.

Enfim, aproveite ao máximo o mundo digital — ferramenta de alta influência de compras — para não só propagar sua marca, como também se aproximar do seu público.

Outra dica: feche parcerias! Essa estratégia pode aumentar bastante a divulgação de um produto/serviço, ainda mais durante o seu lançamento.

Mas, vise realizar parcerias que fazem sentido para o seu negócio e público, afinal a sintonia entre vocês ajudará nas vendas.

 7º P – Personalização

Uma das maiores vantagens do mundo digital é a possibilidade de ajustar qualquer campanha, conteúdo e até mesmo seu site independente do momento.

Afinal, pode demorar alguns meses até que você consiga alinhar sua campanha e conteúdos de modo que gere resultados.

Então, a flexibilidade dessas plataformas será essencial para possibilitar a fase de testes, que vai te ajudar a enxergar as estratégias que geram mais vendas. 

Com o tempo você vai se familiarizar com o seu público e todo esse processo será mais fácil de entender.

8º P – Precisão

O último P dos 8Ps do marketing digital está relacionado com a mensuração dos resultados alcançados em cada anúncio e divulgação.

Inclusive, as próprias ferramentas de anúncios, como Google Ads, oferecem relatórios completos que apontam todos os engajamentos, sejam eles positivos ou negativos.

Essas informações servem como base para os próximos passos do marketing.

Afinal, se os números forem positivos, significa que suas estratégias estão indo no caminho certo, mesmo que ainda precisem de algumas otimizações.

Caso contrário, os dados te ajudam a enxergar os erros, permitindo que você faça os ajustes necessários — e não pegue novamente essa estrada.

Enfim, lembre-se que o valor da massa de dados para o marketing digital é gigantesco, por isso, aproveite ao máximo todas as informações disponíveis para potencializar o seu negócio.

Utilize a internet e os 8Ps do marketing digital como seus aliados durante o crescimento da sua empresa, não só aumentando a quantidade de vendas, como fidelizando clientes e criando promotores orgânicos da sua marca.

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