Transformação Digital

Criado em: 30/09/2020 - Atualizado em: 30/09/2021 - Tempo estimado de leitura: 14 minutos

Transformação Digital

Transformação digital é o processo de integração de tecnologias digitais em todas as áreas operacionais de uma empresa. Envolve a mudança para a tecnologia virtual e a substituição de processos manuais por processos digitais automatizados. 

As empresas transformam a cultura de sua empresa e reimaginam seus negócios digitalmente para atender aos requisitos de mercado em constante mudança.

A transformação digital tornou-se um conceito comum em 2021, com empresas tentando alcançar seus clientes em potencial online e com a competitividade cada vez maior. Algumas empresas ainda hesitam em gerar e implementar uma estratégia de transformação digital, pois a esfera digital é incerta e continua evoluindo. 

Existem muitos benefícios da transformação digital em termos de conversões, geração de leads e vendas, no entanto, nem todos os esforços de transformação digital têm sucesso.

O que é transformação digital

o que é transformação digital?

Muitos estão buscando a transformação digital, mas será que sabem o que é transformação digital? Estamos aqui para ajudar a esclarecer isso.

A transformação digital são todas as ações que uma empresa realiza para começar a usar a tecnologia digital, com objetivo de resolver problemas tradicionais. Essas ações devem ter resultados significativos e impactantes para serem consideradas uma transformação digital propriamente dia.

Simples de entender, ações que fazem uso da tecnologia, mas não causam tanto impacto, não podem ser consideradas uma transformação, na essência da palavra.

Imagine uma empresa que tinha suas vendas apenas em lojas físicas e criam uma loja virtual, passando a ter um percentual do seu faturamento vindo desta loja virtual, isso teve uma transformação digital. Entendeu o que é transformação digital?

Outro exemplo de transformação digital pode ser visto no marketing de uma empresa que antes era totalmente offline e agora com o apoio de uma agencia de marketing digital especializada migra ou potencializa esforços no marketing digital, alguns empresários optam por fazerem isso sozinhos, neste caso vão precisar escolher um bom curso de marketing digital.

Podemos ter ainda a transformação digital quando falamos de empreender, e para isso é possível empreender sozinho ou escolher pelas franquias existentes no mercado, inclusive digital.

Agora que já entendeu o que é transformação digital, vamos analisar alguns setores de uma empresa que podem passar pela transformação digital nas empresas, acompanhe.

Agora veja algumas dicas para uma transformação digital de sucesso:

Seja específico sobre suas metas de transformação digital

Não existe uma solução única ou um caminho fixo a seguir para a transformação digital. Você não pode simplesmente implementar um procedimento e terminar com sua iniciativa digital. 

Em vez disso, você precisa ser específico sobre seus requisitos, objetivos e visão de longo prazo. Você está procurando cortar custos? Você quer lucrar e explorar novos mercados? Quais novos produtos digitais você precisa criar? Você precisa ter uma estratégia clara e deve transmitir a mesma aos membros de sua equipe. 

Hoje em dia podemos comprar produtos de informática através de uma distribuidora online por conta dessa transformação e dessa forma podemos perceber como isso é importante para as demais empresas que atuam de forma online.

Você também pode observar as tendências atuais de tecnologia e outras empresas que se mudaram para o espaço digital com sucesso em seu setor para determinar suas necessidades. As empresas geralmente buscam reduzir o tempo de entrada no mercado e melhorar o relacionamento com os clientes por meio da transformação digital.

Inclui funcionários em todos os níveis

A transformação digital, idealmente, afeta todos os departamentos e níveis dentro de uma organização. Portanto, todos os funcionários precisam ser incluídos e devem desempenhar um papel no processo de transformação digital. 

De gestores a membros da equipe com experiência em tecnologia, todos devem estar envolvidos no planejamento e execução da estratégia digital. A própria cultura da empresa precisa mudar e evoluir para que a transformação digital ocorra. Certifique-se de que todos os seus funcionários estejam envolvidos, ouçam suas sugestões e assegure-se de que todos os departamentos contribuam para sua estratégia geral. Esta etapa também o ajudará a atribuir funções bem definidas aos funcionários com base em seu conjunto de habilidades desde o início.

Você pode contar com um planejamento estratégico bem definido e testado quando opta por exemplo por uma franquia digital, pense nessa opção!

A comunicação é a chave

Durante a transformação digital, uma comunicação clara é necessária. Você precisa garantir que toda a sua estratégia digital seja comunicada de forma consistente a todos os funcionários para colher seus benefícios. 

Você deve ser capaz de explicar por que certos processos estão sendo implementados e qual é o objetivo final para os envolvidos. As equipes devem se comunicar entre si para descobrir os problemas e trabalhar para resolvê-los à medida que surgem.

Use ferramentas de comunicação para tornar a comunicação entre as equipes mais fácil e manter acessíveis as informações vitais.

Invista nas ferramentas certas

Agora que preparou seu plano de transformação digital, você precisará investir nestes tipos de ferramentas:

Computação em nuvem

As ferramentas de computação em nuvem permitem que as empresas mantenham, gerenciem, processem, analisem, protejam e armazenem seus dados em servidores baseados na Internet. 

Essas ferramentas atualizarão sua infraestrutura de TI desatualizada e permitirão que você integre tecnologias como Inteligência Artificial, aprendizado de máquina, Internet das Coisas.

Automação 

A automação permitirá que seus funcionários se concentrem em tarefas essenciais, enquanto as tarefas manuais e tediosas são gerenciadas por sistemas de computador.

Análise de dados

Desde o comportamento do consumidor, finanças, vendas e processos de marketing, a análise avançada ajuda as empresas a obter todos os insights necessários. 

Eles também incentivam as empresas a quebrar silos, permitindo que as equipes respondam às mudanças e aos desafios em tempo real.

Operações terceirizadas

Ao mapear sua estratégia de transformação digital, você precisa pensar em agilizar as operações e é sempre uma boa ideia considerar a terceirização de suas iniciativas digitais. Avalie as habilidades de sua equipe e defina os métodos e procedimentos a serem usados ​​com antecedência para melhorar os fluxos de trabalho. 

A terceirização da transformação digital ajudará você a mitigar riscos e é econômica, especialmente para start-ups. Você terá acesso a escalabilidade, especialistas do setor e recursos de boa qualidade ao terceirizar. 

Além desses benefícios, sua equipe terá mais tempo para se concentrar nas atividades principais do negócio, enquanto a empresa de desenvolvimento cuida de sua transformação digital.

Adote uma abordagem baseada em dados

Sua organização deve ser receptiva a mudanças e deve dedicar tempo e recursos para coletar e analisar dados. Monitorar e avaliar dados e métricas regularmente é importante, pois irá orientar sua tomada de decisão em termos de suas futuras iniciativas digitais. 

Os dados permitirão que você entenda melhor os clientes e forneça a eles uma experiência personalizada no futuro. Se você estiver identificando certos problemas com sua estratégia digital, a melhor prática será coletar dados nessa área específica e tomar as medidas necessárias com base nas descobertas.

Avalie e faça ajustes regulares

O espaço digital é dinâmico, portanto, você precisa modificar e melhorar seus esforços de transformação digital ao longo do tempo. Você precisa verificar seu desempenho, o feedback do cliente e se seus processos de negócios se tornaram mais eficientes. 

Essas coisas o ajudarão a avaliar o que está funcionando para você e quais são as áreas problemáticas em sua estratégia. Para permanecer à frente no mercado, sua estratégia de transformação digital precisa ser flexível, centrada no cliente e adaptável. Avaliar seu plano e modificá-lo permitirá que você entenda e responda às mudanças de comportamento do cliente.

Os benefícios da transformação digital

A transformação digital pode ajudar sua empresa a deixar de usar o papel, automatizando muitas das tarefas de back-office que prejudicam as horas de trabalho ou o mantém em sua mesa até tarde da noite. Ao trazer documentos e informações importantes para um local online, você pode pesquisar documentos, comunicar-se com clientes e organizar reuniões ou emitir faturas sem ter que procurar em uma pilha de papelada.

A automação não apenas economiza um tempo valioso, mas pode ajudar a aumentar o moral de sua equipe porque, francamente, a entrada de dados não é a ideia de uma carreira dos sonhos para ninguém. A automação também reduz o risco de erro humano, que é responsável por muitos erros caros e embaraçosos com seus clientes.

Processos internos mais rápidos podem reduzir seus custos e ajudar a tornar sua empresa mais enxuta e ágil. Se sua empresa opera em vários sites, você pode compartilhar dados de forma integrada e instantânea.

Os desafios da transformação digital

Um dos principais desafios que as pequenas empresas enfrentam é saber o que a tecnologia pode ajudar e quais inovações seriam um projeto caro e sem contribuição tangível. 

Outro problema comum está na implementação; uma solução pode ser exatamente o que uma empresa precisa, mas se os funcionários não souberem como usá-la, os benefícios não serão percebidos. 

A escalabilidade é outro desafio. Esperançosamente, seu negócio crescerá nos próximos anos, mas como você pode ter certeza de que as soluções que você implementa hoje são adequadas às suas necessidades de negócios em cinco anos? E se sua empresa enfrentar um revés e você ficar pagando por uma solução de tecnologia de que não precisa mais?

Com um planejamento cuidadoso e atenção aos detalhes de qualquer contrato de serviço que você celebre, você será capaz de gerenciar esse risco. Por exemplo, os serviços em nuvem devem ser escalonáveis ​​para garantir que possam ser ajustados para atender às suas necessidades em constante mudança.

É importante lembrar os pontos fortes individuais de sua empresa ao planejar a implementação de tecnologia. As pequenas empresas tendem a ser boas no lado humano das coisas; lidar diretamente com os clientes, dando-lhes a sensação de que você conhece o negócio de dentro para fora e prestará um bom serviço.

É vital não perder sua identidade local e conexão com os clientes. Usar tecnologia não significa que você precisa se tornar uma grande corporação sem rosto. Você deve ser capaz de usar o tempo economizado com a automação para oferecer aos clientes um serviço ainda melhor e personalizado.

A transformação digital chegou e para as empresas é essencial estar de acordo com essa nova tecnologia, após a sua implementação o proprietário com certeza vai começar a ver evolução não só em um, mas em praticamente todos os processos internos da sua empresa.