Como abrir uma franquia

e ter sucesso

Criado em: 17/08/2020 - Atualizado em: 04/06/2021 - Tempo estimado de leitura: 17 minutos

Como abrir uma franquia?

Abrir uma franquia envolve muito mais do que a força de vontade de empreender em ser bem-sucedido. O mundo das franquias deve ser encarado como qualquer outro negócio iniciado do zero, por isso é preciso empenho, muito trabalho, disciplina e paciência para conquistar resultados expressivos.

Saber como abrir uma franquia vai preparar o empreendedor para o mercado e ajudar a entender quais elementos são importantes para que o negócio seja autossustentável, sem precisar da ajuda direta da franqueadora, mas apenas colocar o seu plano em prática.

O planejamento é um dos elementos mais importantes para o sucesso do negócio, e o franqueado sai na frente, uma vez que tem acesso a todo o know-how de um negócio pronto, já consolidado pela franqueadora.

No artigo de hoje você vai conferir algumas dicas e orientações sobre como abrir uma franquia e ter sucesso.

Como abrir uma franquia? Quais os primeiros passos.

Para saber como abrir uma franquia, você precisa reunir alguns conhecimentos que serão úteis durante toda a sua jornada.

O primeiro deles diz respeito ao motivo pelo qual você optou por abrir uma franquia e não simplesmente começar um negócio próprio do zero, do seu jeito.

Ter essa informação bem clara vai permitir que você tenha maior consciência do que está fazendo, o seu motivo e não desvie facilmente das metas que virão a seguir.  

Por exemplo, é comum encontrarmos empreendedores frustrados com as franquias que escolheram porque não é tão simples ganhar dinheiro em curto prazo e com pouco esforço.

Neste caso, o empreendedor foi quem começou seu negócio do jeito mais errado possível: achar que abrir uma franquia significa trabalhar menos e ter dinheiro fácil na hora. Pense bem!

Uma franquia é negócio como qualquer outro tipo de negócio, por isso todo empreendedor precisa de esforço, conhecimento e ser um profissional dedicado para começar a colher frutos em médio e longo prazo.

Em palavras mais simples: o franqueado tem que colocar a mão na massa!

Mesmo com acesso a um plano de negócio completo e consolidado, know-how, ferramentas e treinamentos, se o empreendedor não estiver disposto a se entregar e estar sempre presente em seu novo projeto, as chances de falhas são enormes, como em qualquer outro bom negócio.

Isso nos leva ao próximo item: Como abrir uma franquia e ter sucesso.

Como abrir franquias que dão certo?

A primeira coisa que os novos empresários fazem ao tentar escolher as melhores franquias que dão certo é ir “para as cabeças”. Mas as franquias mais populares e mais caras são as melhores escolhas de mercado?

É muito importante escolher entre as franquias que dão certo para abrir o seu primeiro negócio, porém, é ainda mais importante definir qual o mercado que você vai atuar a partir de hoje. O mercado de franquias está crescendo em diversos ramos, os mais populares são:

Depois que decidir em qual ramo você melhor se enquadra, o próximo passo é definir qual a franquia que se encaixa ao seu perfil de trabalho. Além das tendências que você já deve ter encontrado durante as pesquisas, pesquise todos os tipos de franquias que existem no mercado que você escolheu.

Um ponto importante na hora de definir a franquia, é levar em consideração a sazonalidade da oferta.

Um grande exemplo foram as franquias de paletas. Muitas franquias conseguiam manter seu fluxo de clientes somente nos períodos mais quentes, já nas regiões mais frias, o fluxo de clientes pode cair consideravelmente.

Outro tema que você deve levar em consideração são as franquias “da moda”. Alguns negócios ganham o mercado por um período muito curto. No primeiro é um verdadeiro sucesso, mas logo perdem o seu encanto. As Paleterias é um caso em que deu muito certo por um período, enquanto estavam na moda, mas depois, com o tempo, deixaram de ser atraentes e perderam boa parte do mercado.

Para entender um pouco mais sobre o que estamos falando, confira este conteúdo sobre negócios em alta.

Como abrir franquias mais rentaveis?

Muitos empreendedores definem qual empreendimento vai investir a partir das franquias mais rentaveis que existem no mercado.

Como estamos falando de um negócio que, em muitos casos, será a única fonte de renda da pessoa, também será preciso reunir informações sobre a lucratividade e tempo de retorno dos investimentos iniciais.

Olhando apenas pelo lado financeiro, a melhor escolha será aquela que oferece maiores ganhos para o empreendedor. Entretanto, não é apenas isso que deve ser considerado durante o processo de como abrir uma franquia.

Outro fator importante é o contato, a afinidade entre o franqueado com o seu franqueador.

Vale lembrar que para abrir uma franquia e ter sucesso não basta apenas as potencialidades da marca, mas também de como quem está a frente dela costuma gerir as situações.

Quando você demonstra interesse em comprar uma franquia, você receberá a COF (Circular de Oferta de Franquia) dela e vai encontrar informações referente a obtenção de lucros da franquia e se ela atende às suas expectativas.

É muito importante que você consulte um advogado e um contador para ajudá-lo a calcular os números. Determinar se uma franquia será lucrativa para você é algo subjetivo, mas, com essas dicas em mente, você vai poder explorar com outra visão as franquias que existe.

Conheça nossa seleção das principais franquias de sucesso!

Análise jurídica para abrir uma franquia

Nenhum negócio deve ser levado adiante sem uma análise mais profunda do contrato. Isso é um requisito básico para entender como abrir uma franquia de sucesso.

O contrato e a COF vão oferecer as informações mais valiosas da franquia que você quer comprar. Por isso estudar esses dois documentos é tão importante para o empreendedor candidato a franqueado.

Alguns pontos que devem ser levados em consideração e merecem uma atenção toda especial são:

  • quais as responsabilidades em relação à marca;
  • como a franqueadora opera diante o fornecimento de produtos/serviços;
  • qual é o período o franqueado fica impedido de operar na área após rescindir o contrato com a franqueadora;
  • quais são os aspectos envolvendo a rescisão de contrato na eventualidade do negócio não dar certo;
  • existe a possibilidade da franquia ser vendida?

Essas informações constam no contrato do franqueado e na COF.

No contrato, você pode optar por negociar algumas cláusulas antes de fechar o contrato. Existem franquias que abrem essa oportunidade, enquanto outras mantém seu contrato sem a possibilidade de alteração.

Nossa sugestão é que você pense muito bem antes de fechar negócios com essas franquias.

Um exemplo são os descontos para taxa inicial ou valor a ser pago de royalty, se a taxa deve ser paga no momento da assinatura do contrato e até mesmo os valores das multas.

Faça uma análise financeira antes de abrir uma franquia

analise financeira ao abrir uma franquia

Por muito tempo a teoria para “ganhar dinheiro, você precisa gastar muito dinheiro” foi uma constante no mundo empresarial.

Na verdade, hoje em dia muitos empresários abrem suas franquias com pouco dinheiro, e conseguem ser bem-sucedidos, para a surpresa de muitas pessoas.

Mesmo que seja possível sim abrir um negócio com pouca verba, é fundamental ter um valor reservado para o investimento inicial.

Especialistas advertem que para não correr riscos desnecessários, é interessante que o empreendedor tenha em caixa, um valor de até três vezes, do custo inicial para a administração do negócio nos primeiros meses.

Vale lembrar que, além do caixa extra para que o negócio funcione mesmo sem clientes, existem outros gastos periódicos que devem ser feitos como: publicidade, taxa de royalties (paga mensalmente), taxa de franquia, aluguel, salários e impostos.

Além disso, contar com automatização de processos será fundamental para gerir suas contas a pagar e receber.

Converse com franqueados para entender quais foram os processos que seguiram até conseguirem identificar a melhor maneira de lidar com diversas situações, como a falta de dinheiro inicial.

Aproveite os grupos de franqueados e faça o seu networking.

É possível fazer empréstimos para franquias?

Muitos bancos investem em franquias que estão começando.

Caso o seu objetivo seja conseguir um empréstimo para atuar em uma franquia, existem alguns pontos em comum entre os bancos que você precisa saber:

  1. Escolha o mercado menos complexo para atuar.
  2. Estipule metas com o seu gerente de empréstimo e cumpra todas elas.
  3. Seja um empreendedor proativo e busque formas para melhorar seu negócio.

Vale a pena pegar um empréstimo para abrir franquia? Isso na verdade vai depender bastante da análise financeira que você está fazendo. Seu propósito é escolher entre as franquias mais rentaveis para investir? Então sim, um empréstimo pode ser uma boa opção, pois pode ser pago rapidamente.

Caso sua opção seja uma franquia que vá gerar lucros em médio e longo prazo, os juros do empréstimo podem ficar grandes demais ao invés de ajudar, vai atrapalhar o negócio.

Converse com a sua franqueadora e descubra quais programas ela possui em parceria com bancos e instituições financeiras que investem em novos negócios, ou se elas oferecem empréstimos direto para os seus novos franqueados.

Como abrir uma franquia de sucesso: o perfil do franqueado

Toda Franquia busca por um perfil específico de empreendedor. Isso é muito natural, uma vez que a proposta é reunir por profissionais que tenham as mesmas competências para fazer com que a franquia dobre o seu tamanho e beneficie todos os envolvidos.

Consulte a COF da sua franquia de interesse para saber qual o perfil de franqueados que ela busca para abrir uma unidade de negócio.

Confira abaixo alguns perfis que as franquias buscam em seus novos parceiros:

Disciplina diária

Essa é uma competência que se refere à disposição e constância em fazer as atividades diárias, mesmo que indesejadas.

Se você tiver disciplina, tem maiores chances de alcançar seus objetivos, se destacar das pessoas ao seu redor e consequentemente conquistar o sucesso.

Para isso, é necessário saber gerenciar de forma adequada o seu tempo.

Pense, todos os dias são muitas tarefas que devem ser realizadas, algumas importantes e outras nem tanto.

É preciso focar no que é importante, delegando ou eliminando as demais.

Para isso organize-se na divisão das atividades diárias em:

  • importantes;
  • não importantes;
  • urgentes;
  • e não urgentes.

Foco no sucesso

Vão surgir muitos obstáculos no dia a dia de um empreendedor e ser resiliência é um elemento buscado por muitas franquias, uma vez que a capacidade de continuar tentando, apesar dos percalços, é louvável e apreciada por muitos.

Sem dúvida, ser resiliente é uma das características mais buscadas.

Imagine quantas histórias não existem de empresários que tentaram por diversas vezes antes de alcançar o sucesso?

Mesmo ao optar pelo modelo de franquia, que é muito mais seguro, é necessário que o empreendedor tenha resiliência.

Não se engane, nenhum negócio proporciona uma fórmula mágica e para isso resiliência é a “fórmula mágica”.

Insatisfação continuada

Franqueados e empreendedores que têm sucesso nunca estão satisfeitos com seus resultados, querem sempre algo melhor e maior, é justamente por isso que saem da carteira assinada para investir em um negócio próprio.

Sair da zona de conforto é outra característica que muitas franquias buscam em seus parceiros, uma vez que o mercado exige que os franqueados contribuam para o crescimento direto da franquia.

Pessoas insatisfeitas também estão sempre em busca do autodesenvolvimento, realizando cursos e palestras para se tornarem melhores do que eram antes.

Assim, é possível dar início a um processo de aprimoramento contínuo.

Foque sempre em sua capacitação

O franqueado e a equipe envolvida no novo empreendimento devem passar por treinamentos. Geralmente, esses cursos de capacitação são realizados pela própria franquia. O objetivo é ensinar o passo a passo, os processos e os padrões seguidos pela marca.

E claro não pare nunca de investir em treinamentos para gestão de sua franquia, eles poderão alavancar e muito seus negócios online ou físico.

Clique abaixo e veja essa série de vídeos que descobrimos sobre franquias, é gratuita e muito instrutiva.

aprenda tudo sobre como abrir uma franquia

Siga o plano

Para saber como abrir uma franquia e ter sucesso, você precisa colocar tudo na ponta do lápis. Simples assim.

É claro que você não deve deixar de avaliar o plano de negócios que a franqueadora te passou. Estude cada um dos pontos como: investimento, gastos recorrentes, gastos obrigatórios, retorno financeiro, etc.

Cada uma dessas informações vai te ajudar a construir um negócio sólido e de sucesso.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre como abrir uma franquia, sempre que precisar, conte com a gente.