Marketing Digital

Criado em: 26/03/2021 - Atualizado em: 26/03/2021 - Tempo estimado de leitura: 43 minutos

Marketing Digital

O marketing é uma das estratégias mais eficazes para um negócio conquistar leads qualificados, aumentar suas vendas e trabalhar seu branding.

Vivemos em uma geração em que o mundo todo está conectado à internet. Seja para interagir com amigos ou empresas nas redes sociais, conhecer as últimas novidades no YouTube ou consumir informações com as pesquisas, e com isso seus negócios poderão se beneficiar do conceito Share of Mind.

O fato de as pessoas estarem cada vez mais online mostra que existe uma grande necessidade dos empresas de marketing conhecerem os fundamentos do marketing digital.

Em poucas palavras, o marketing digital tem como objetivo fazer a promoção de produtos e/ou serviços por meio de canais digitais ou dispositivos eletrônicos para um público específico (seja consumidores finais ou empresas).

Com o marketing digital é possível alcançar um público segmentado, pelo período que você achar necessário. Os avanços tecnológicos e a popularidade da internet têm apenas impulsionado essa estratégia e a deixando mais eficiente.

Quer saber mais como o Marketing Digital funciona? Continue a leitura!

Historia do Marketing Digital: onde tudo começou

Conheça a Historia do Marketing Digital

Marketing digital é um termo que surgiu pela primeira vez nos anos 90, quando a internet começou a ganhar mais espaço quando a plataforma Web 1.0 foi criada, foi ai que iniciou o empreendedorismo digital.

Essa plataforma permitia que os usuários encontrassem as informações que queriam, mas não deixava que compartilhassem suas próprias informações na web.

O mundo do marketing não via o potencial que a internet tinha a oferecer e não encaixava as estratégias tradicionais na plataforma, ainda mais porque a internet não estava disponível para todos.

Em 1993 surgiu o primeiro banner clicável na internet, após a HotWired, a primeira revista comercial online, comprar um espaço para sua publicidade, e foi nesse momento que realmente começou toda a transformação digital.

Esse foi o uma grande era, quando a Internet passou a ser um potencial canal de venda. Essa nova mudança permitiu que novas tecnologias surgissem em 1994, o ano que surgiu a empresa Yahoo.

Em seu primeiro ano de funcionamento, o Yahoo contou com mais de um milhão de acessos, o que influenciou todas as mudanças no marketing digital da época.

As empresas passaram a otimizar seus sites para conquistar boas classificações durante as pesquisas, claro que ainda de forma muito rudimentar, mas já era um começo.

Em 1998 surgiu o Google, a Microsoft lançou o mecanismo de busca MSN e o Yahoo lançou o seu próprio buscador, o Yahoo!.

Nos anos 2000 a bolha chamada Internet estourou e os mecanismos de busca menores foram eliminados do mercado e somente os grandes passaram a disputar o mercado digital.

O marketing digital começou a dar grandes passos em 2006, quando o tráfego do mecanismo de busca conquistou a marca de 6,4 bilhões de visitas em um único mês, e foi nesta época que o conceito de Agencia de Marketing Digital passou a fazer mais sentido, e em 2007 as automações começaram a dar suas faces.

Logo em seguida foi lançada a Web 2.0, uma plataforma que permitia que os usuários interagissem entre si e com as empresas. O resultado foi um alto fluxo de informações compartilhadas e um aumento de investimento em publicidade e marketing que só nos Estados Unidos alcançou a quantia de U$ 2,9 bilhões.

Com a popularização da internet, as redes sociais começaram a ganhar espaço. O MySpace foi o primeiro site de rede social a conquistar o mundo, seguido pelo Orkut e, em seguida, pelo Facebook.

As empresas perceberam que as redes sociais estavam mais presentes na vida dos usuários e viram nelas um novo canal para comercializar seus produtos e serviços. Aproveite e confira alguns dados sobre o marketing digital no brasil neste infográfico:

dados sobre o marketing digital no brasil

Outro grande marco do marketing digital foi a criação do cookie. Os anunciantes precisavam entender os hábitos e padrões de navegação dos usuários online, o objetivo era conseguir oferecer anúncios certos para cada um deles.

O primeiro cookie foi criado justamente para registrar os hábitos dos usuários. Ao longo dos anos a sua proposta foi mudando e hoje, os cookies são codificados para coletar dados dos usuários.

Os produtos e serviços agora estão disponíveis a todo instante para os usuários da internet e o motivo dessa proeza são as redes sociais. O número de usuários que gastam muito tempo navegando nas plataformas de interação social aumentou, principalmente por causa da pandemia que assolou o mundo em 2020.

O mercado de marketing digital tem se mostrado uma grande metamorfose por causa das suas grandes mudanças. É papel do profissional de marketing digital ficar por dentro de toda tendência que surgem e no desenvolvimento de algoritmos de mecanismo de pesquisa mais inteligentes.

Agora que você conhece a historia do marketing digital, que é uma das maiores estratégias que existem no mundo moderno, vamos entender o que é marketing digital.

O que é o marketing digital?

O que é o marketing digital?

Como já explicamos no início do conteúdo, marketing digital é um conjunto de estratégias focadas em promover produtos, serviços ou a própria marca por meio de canais digitais ou dispositivos eletrônicos para um público segmentado.

Esses canais digitais envolvem mecanismos de pesquisa, websites, redes sociais, e-mail, aplicativos móveis e muito, mas muito mais.

Os consumidores usam a internet de diversas formas para conhecer produtos, serviços e marcas. Segundo alguns insights compartilhados pelo Think with Google, 48% dos consumidores começam suas pesquisas em mecanismos de pesquisa, enquanto 33% procuram websites de marcas e 26% das pesquisas são feitas em aplicativos móveis.

Por mais que pareça algo simples de fazer, a publicidade online é muito complexa e exige que os profissionais entendam tudo o que está acontecendo para impactar os clientes certos enquanto eles pesquisam por ofertas.

O marketing digital não surgiu do nada. Marketing digital é apenas marketing. A diferença é o meio e a mensagem que precisam ser adaptadas para um canal mais dinâmico.

A única regra que você precisa ter em mente ao pensar em marketing digital é oferecer a oferta certa, na hora certa e para a pessoa certa.

Como funciona o marketing digital?

Como funciona o marketing digital?

O marketing digital usa diversas estratégias para atingir um objetivo que é promover um produto, serviço ou uma marca, as melhores empresas de marketing digital sabem como cada estratégia funciona melhor, e atuam fortemente para gerar alta performance com o Marketing Digital.  

Você pode visualizar o marketing digital como uma grande empresa, composta por diversos departamentos. Mesmo com tarefas e caminhos diferentes, todos trabalham para um único objetivo: conquistar leads qualificados e transformá-los em clientes leais para um negócio.

Agora que temos esse objetivo podemos aprender como funciona o marketing digital ao dividi-lo em quatro estratégias de marketing digital:

  • base
  • grandes performances
  • lançamento de marketing digital
  • ferramentas de marketing digital

A base

Conheça a base do marketing digital

Criação de sites

A criação de sites é uma das estratégias mais importantes dentro do marketing digital. Caso você tenha um negócio, mas não tenha um website, pode ter certeza de que está perdendo grandes oportunidades de negócios, afinal ele é uma base para as estratégias de marketing digital.

Um website é uma ferramenta de marketing digital poderosa. Ele é capaz de agir como um vendedor que atua 24 horas por dia, 7 dias por semana e pode ser acessado do outro lado do mundo sempre que precisarem.

Para agradar aos possíveis clientes, e aos clientes fiéis, um site deve contar com um conteúdo relevante, atraente e deve vender a empresa e o produto/serviço. Um site é a representação da empresa no ambiente virtual.

Qualquer pessoa pode criar um site, mas, criar um site capaz de vender e ser um sucesso é complexo e exige que um profissional qualificado assuma o projeto para que venda sozinho.

O site, ou uma loja virtual, é um espaço onde você como marca, uma empresa, vai compartilhar a cultura do seu negócio, informações sobre seus produtos e/ou serviços e vai mostrar o que te torna diferente da sua concorrência.

Apesar da publicidade paga ser uma forma instantânea de divulgar seu produto ou serviço e mostrar que você existe, é o seu site que vai permanecer a longo prazo, por isso deve ser feito do jeito certo.

Quer saber por que a criação de site é tão importante? Com um site:

  1. Você vai construir uma identidade digital
  2. Vai ter a oportunidade de expandir o seu negócio para outros lugares
  3. Vai agregar valor ao seu produto/serviço
  4. Você tem um canal de publicidade só seu
  5. Você conquista uma nova oportunidade de crescimento

Veja algumas opções para criar um site profissional:

Blog

O blog é uma das ferramentas mais eficazes para criar conhecimento de marca, criar uma autoridade digital para a empresa, ao mesmo tempo em que oferece um conteúdo útil e relevante para o seu público-alvo.

Aumentar a presença online é importante para aquelas empresas que buscam conquistar leads qualificados

Os blogs são uma maneira barata para as pequenas e médias empresas direcionarem tráfego para o seu site.

Segundo um relatório de inbound marketing produzido pela HubSpot, quase 80% das empresas que escolhem criar um blog para o site das suas empresas como uma estratégia de marketing conquistam mais leads qualificados, que com o tempo são convertidos para clientes.

Além disso, 82% das empresas que investiram em blog dizem que o blog é fundamental para seus negócios.

Sabe o motivo? Com um blog as empresas conseguem:

  1. Criar e fortalecer um relacionamento com clientes novos e com aqueles que já estão na base de clientes
  2. Consolidar-se como autoridade do mercado
  3. Conectar as pessoas à sua empresa
  4. Criar oportunidades para as pessoas compartilharem seu conteúdo
  5. Tornar-se mais humana

O blog corporativo é uma ferramenta de marketing digital essencial. Você deve ter notado que esses cinco pontos vão ajudar em sua jornada do consumidor.

Quanto mais você compartilha publicações relevantes e que agregam valor aos leitores, seu tráfego pode aumentar, o reconhecimento da marca vai melhorar.

Redes Sociais

As redes sociais se tornaram um espaço virtual influente e importante para as pessoas em todo o mundo. Essas plataformas não são apenas redes sociais para amigos e familiares interagirem, mas se tornaram ótimas ferramentas de vendas.

Podemos dizer que as redes sociais, hoje, são mídias poderosas, pois você consegue alcançar um grande público segmentado com um único anúncio e com custos baixos.

Segundo o relatório da WeAreSocial, em parceria com a Hootsuite, 4,14 bilhões de pessoas atualmente estão conectadas às redes sociais, ou seja, mais da metade da população mundial (53%) tem uma conta em alguma plataforma de rede social.

Com uma boa estratégia, você pode atrair os clientes certos, com as informações certas e divulgar o seu produto, serviço ou marca de um jeito muito mais informal e pessoal.

O marketing de redes sociais é um dos importantes tipos de marketing digital para o seu negócio, pois:

1. Você pode contar uma boa história

Uma rede social é o lugar certo para atrair as pessoas com uma boa história. Lá as pessoas estão mais dispostas a ouvirem o que você tem a dizer, mas de uma forma criativa é claro.

2. Você pode alcançar um grande público, com um orçamento pequeno

A publicidade nas redes sociais permite que você converse com um público que tem interesse naquilo que você tem a oferecer, mas por um custo que cabe em seu bolso.

3. Você consegue ficar de olho na concorrência

As empresas estão migrando para as redes sociais, o que significa que ficou ainda mais fácil ficar de olho naquilo que estão compartilhando e falando. Retenha tudo aquilo que for bom e descarte tudo aquilo que não vale a pena.

4. Você pode definir quem vai ou não ver suas campanhas

O grande diferencial do marketing digital é a possibilidade de gastar seu dinheiro somente com as pessoas que vão comprar dinheiro e eliminar todos aqueles que não se enquadram em seu perfil de cliente.

5. Você vai aprender o padrão de compra dos seus clientes ideais

As redes sociais são abertas a todos, o que dá a oportunidade de as empresas conhecerem as rotinas dos seus consumidores e até mesmo montar um perfil daqueles que não deseja vender.

6. Você pode construir um relacionamento com seus consumidores

Uma empresa deve se conectar ao máximo com seus clientes e com isso, um negócio pode crescer imensamente.

Grandes performances

Trafego marketing digital

Tráfego com Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta capaz de impulsionar a venda de um produto ou serviço na internet. O motivo? Você consegue compartilhar anúncios quando seu cliente mais precisa do seu negócio.

Com o Google Ads você consegue alcançar qualquer pessoa que usa o Google para pesquisar informações, produtos ou serviços online.

Quando você cria uma boa estratégia no Google Ads, tem a possibilidade de alcançar um grande público que tem interesse em sua oferta. Caso você ainda não tenha uma conta no Google Ads, não perca tempo e faça já a sua, criar conta Google é muito simples.

Quando você veicula uma campanha de anúncios no Google Ads, você paga para que seus anúncios apareçam durante pesquisas no Google ou em sites e aplicativos parceiros do Google.

Você paga apenas pelos resultados reais mensuráveis como cliques no site e ligações comerciais. Essa estrutura é conhecida como campanha pay-per-click (PPC). Basta definir o valor de gastos mensal e com cada campanha.

É possível controlar tudo, e importantíssimo aprender como anunciar no Google, é um dos tipos de marketing digital que mais traz performance.

Facebook Ads

O Facebook é uma rede social, mas também uma ótima plataforma para vender e conquistar novos clientes.

No começo muitas empresas ficaram intimidados com a plataforma, mas com o tempo os profissionais de marketing passaram a entender como uma das principais redes sociais do mundo poderia melhorar a performance das vendas.

Existem bons motivos para investir tempo e dinheiro nos anúncios no Facebook. O grande diferencial é a possibilidade de segmentar o público.

Seu objetivo é alcançar pais veganos, com filhos pequenos e moram em Curitiba? Quer falar com jovens que jogam RPG e amam escutar rock em Santa Catarina? Você pode criar campanhas para qualquer público.

As opções de segmentação e retargeting que o Facebook oferece são excelentes, assim como a definição das suas metas com cada campanha.

Por exemplo, caso seu objetivo seja aumentar os downloads de seu aplicativo e chegar a 100 downloads no mês.

Enquanto a campanha é criada, é possível escolher o objetivo de download.

Outros objetivos que a plataforma oferece são:

  1. Aumentar o tráfego no site
  2. Aumentar a participação em um evento
  3. Gerar novos leads
  4. Aumentar o alcance de um conteúdo
  5. Aumentar o envolvimento em sua página do Facebook

Ao adicionar o Facebook Ads como parte da estratégia de vendas, é possível:

  • Aumentar o envolvimento do cliente
  • Ter um baixo custo com marketing
  • Ter um grande alcance de público
  • Aumentar o tráfego do seu site, landing page ou loja virtual
  • Aumentar a conscientização e reconhecimento da marca
  • Monitorar a campanha

Instagram Ads

Quando você cria um anúncio no Facebook Ads, pode compartilhar no Instagram também, mesmo que não tenha um perfil na rede social.

Mas, você pode sim criar anúncios no Instagram Ads e aproveitar todas as oportunidades que a rede social oferece.

O Instagram é uma rede social com um grande impacto visual. Somos criaturas visuais, por isso conteúdos como fotografias, vídeos e gifs alcançam grandes engajamentos.

Diferente do Facebook, por exemplo, o Instagram é grande porque conseguiu conectar pessoas (e empresas) por meio de elementos visuais e que chamam muito a atenção.

Sabe como os anúncios com fotos podem beneficiar, por exemplo, o marketing boca a boca? Com:

  • A possibilidade de se conectar com o cliente em canais diferentes
  • Reutilizar campanhas de marketing de um jeito mais dinâmico
  • Atrair um tráfego mais engajado e construir uma comunidade ativa
  • Usar conteúdo compartilhado pelos clientes
  • Saber como o conteúdo vai funcionar sem necessidade de um teste cego
Sabe por que o Instagram converte as vendas?

1. As fotos do Instagram tendem a ser inspiracionais, por isso, nos deixam mais felizes

2. As fotos do Instagram ajudam a construir confiança, já que são “criadas por clientes” com a curadoria da marca/empresa

Para vender no Instagram tudo o que você precisa é vender um estilo de vida, vender aquilo que as pessoas querem alcançar um dia.

YouTube Ads

Anúncios de vídeo costumavam ser caros e complicados de fazer.

Mas os tempos são outros e hoje é possível criar grandes campanhas com um bom smartphone.

É válido ressaltar que o YouTube Ads não deve ser usado apenas por usar, para lançar um anúncio em formato de vídeo e pronto. É importante ter um planejamento e criar vídeos criativos que cativam o espectador nos primeiros segundos.

O YouTube Ads é uma das melhores publicidades online por muitos motivos, como:

  1. A publicidade no YouTube é econômica
  2. A publicidade no YouTube é altamente direcionada
  3. A publicidade em vídeo no YouTube ajuda negócios online e físicos a se conectarem com seu público
  4. As métricas de publicidade do YouTube são fáceis de medir
  5. A publicidade no YouTube oferece resultados rápidos
  6. O YouTube permite que você seja visto por bilhões de usuários

O motivo desses benefícios? O YouTube:

  • É o segundo site mais visitado depois do Google
  • Gerou mais de US$ 4 bilhões de receitas no ano passado
  • Atinge mais pessoas entre 18 e 49 anos que a televisão a cabo e a aberta
  • 6 em cada 10 usuários preferem as plataformas de vídeo do que a TV ao vivo
  • Oferece o maior retorno sobre o investimento do que os comerciais de TV

SEO

O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização do Mecanismo de Pesquisa) é uma estratégia fundamental para quem busca grandes performances online no marketing digital, pois ajuda empresas e varejistas a conquistarem o sucesso digital em médio e longo prazo.

O processo de adaptar um site segundo de acordo com os algoritmos dos mecanismos é longo e o grande diferencial está nos detalhes que muitos profissionais deixam de lado.

No entanto, não basta otimizar todo o conteúdo de um site, loja virtual ou landing page e depois deixá-lo de lado. Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa mudam constantemente e, na medida que internet evolui, os conteúdos precisam se mover junto.

Manter-se atualizado é o que separa uma grande performance, de uma estratégia ultrapassada.

Caso seu objetivo seja conquistar uma boa classificação nas buscas nos próximos meses/anos, você não pode deixar o SEO de lado, principalmente esses seis pontos bases:

1. Palavras-chave

A definição das palavras-chave usadas é a base para o SEO funcionar e ser bem-sucedido. As pesquisas são feitas a partir de palavras-chave, elas procuram por produtos, serviços e empresas por meio dela.

2. Meta tags

As meta tags desempenham um papel vital no SEO. Após digitar qualquer palavra-chave no buscador, você vai encontrar resultados onde a palavra aparece no título e na descrição da página.

3. Conteúdo otimizado e relevante

Na internet o conteúdo é rei. Para os mecanismos de pesquisa um conteúdo de qualidade não depende apenas da palavra-chave, mas precisa ser útil para o leitor e gerar experiências positivas para os usuários.

4. Backlinks

Se o conteúdo é rei, o backlink pode ser a sua rainha. Contar com sites de qualidade apontando para o seu conteúdo é algo incrível. Feche parcerias, envie comunicados à imprensa e divulgue seu conteúdo. Existem muitos parceiros dispostos a trocar links. Mas lembre-se que devem ser parceiros de qualidade e que vão agregar.

5. Redes Sociais

Os algoritmos se transformaram conforme as redes sociais cresciam. Do mesmo jeito que os conteúdos são criados para uma comunidade, as redes sociais unem todos os tipos de comunidades. Portanto, o SEO de um site, landing page ou loja virtual devem interagir com as redes sociais.

6. Imagens

Todos os conteúdos devem ser otimizado, isso inclui todas as imagens publicadas no site, loja virtual, landing page e até mesmo no blog. Quando as pessoas pesquisam nos buscadores, isso inclui a aba “imagens”. Invista em imagens de qualidades da sua empresa, produtos e serviços e não esqueça de dar nomes a eles, isso inclui as palavras-chave definidas.

O SEO não se resume a esses seis pontos, mas você pode começar com eles para começar a alcançar grandes performances para o seu negócio com o marketing digital.

Landing Page

No marketing digital, uma landing page é uma página independente, criada especificamente para uma campanha de marketing.

Todos os clientes, possíveis clientes e leads devem ser direcionados para uma landing page sempre que clicarem em um e-mail marketing, anúncios do Google, YouTube, Facebook, Instagram ou qualquer outra plataforma.

Diferente das páginas de um site, que apresentam todo o negócio e seus produtos e serviços, as landing page (páginas de destino) são projetadas com um único objetivo e contam com uma CTA (call to action) que incentiva o visitante a realizar alguma ação.

É esse único objetivo que torna uma landing page a melhor ferramenta para aumentar as taxas de conversão das campanhas de marketing digital e diminuir o custo para conquistar leads ou vendas.

Tudo isso são serviços de marketing digital à serem explorados para quem está pensando em investir em uma franquia de marketing digital

Lançamento de marketing digital

Lançamento Marketing Digital

Quando o assunto é lançamento de produtos ou serviços no marketing digital, é impossível não falar sobre a Fórmula de Lançamento e afins, um conjunto de seis estratégias que visam o lançamento de produtos na Internet. Um dos tipos de marketing digital mais difundido para infoprodutores, é o lançamento de marketing digital, acima confira 6 dos principais e mais conhecidos players do mercado.

O conceito do Fórmula de Lançamento difundido no Brasil pelo empreendedor Érico Rocha foi criado pelo norte-americado Jeff Walker, nos anos 90, sob o nome de Product Launch Formula.

O Fórmula de Lançamento do Érico Rocha foi adaptado para o mercado brasileiro, com a aprovação do seu criador, e apresenta seis diferentes tipos de estratégias de lançamento:

1. Lançamento Interno

A estratégia de lançamento interno é aquela que tem como objetivo lançar um produto ou serviço para a sua base de clientes e contatos. Ou seja, são pessoas que conhecem o seu negócio e são clientes.

É muito mais barato vender para quem consome ou já consumiu algum produto/serviço da sua empresa. São para esses a estratégia de lançamento interno.

2. Lançamento Externo

O lançamento externo, diferente do lançamento interno, é para um público que vai além da sua base de clientes e são pessoas que muitas vezes nunca tiveram contato com o seu negócio. Outra diferença é o fato do investimento ser superior do que anunciar para pessoas que já fazem parte da sua base de clientes.

3. Lançamento Relâmpago

O lançamento relâmpago é aquele que tem curta duração, geralmente entre quatro e sete dias.

A estratégia de lançamento relâmpago funciona muito bem com o marketing de escassez, uma vez que capitaliza por meio do senso urgência para influenciar as decisões de compra.

4. Lançamento Afiliado

O lançamento afiliado se aproxima do marketing relâmpago, mas a diferença é que ele usa o marketing de afiliado e não o marketing de escassez.

Isso significa que o lançamento afiliado usa terceiros para vender seu produto/serviço com a promessa de pagar uma comissão por cada venda que fizer.

5. Lançamento Semente

O lançamento semente é perfeito para quem quer validar sua ideia de produto/serviço antes de realmente lançá-lo no mercado.

Seguir essa estratégia é vantajosa para conquistar novos insights para melhorar seu produto/serviço antes do seu real lançamento e garantir uma melhor venda.

É possível até mesmo saber se o projeto é viável ou não.

6. Lançamento Perpétuo

O lançamento perpétuo é para um produto/serviço que já foi lançado uma vez e você quer relançá-lo para os novos clientes da base, que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo.

É possível seguir essa estratégia para lançamentos que foram bem-sucedidos na primeira vez ou para aquelas pessoas que não conseguiram adquirir a oferta na época em que ela foi lançada.

As ferramentas para o lançamento digital

Para você criar uma boa estratégia de lançamento, independente de qual das seis estratégias escolher, você pode usar o trio de marketing digital:

  1. Landing page – a página de destino
  2. Geração de tráfego – Ads, SEO e conteúdo
  3. E-mail marketing (vamos falar sobre essa ferramenta a seguir)

E claro você precisa se preparar com um bom produto, que tenha uma oferta diferenciada, e um excelente pós venda e suporte, aí a fórmula online é de sucesso.

Ferramentas de marketing digital

Principais ferramentas de marketing digital

Agora é hora de falarmos sobre as principais ferramentas de marketing digital para você alcançar alta performance.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que reúne em um mesmo espaço as atividades, estratégias e tecnologias que as empresas adotam durante as interações com clientes em potenciais, clientes e até mesmo colaboradores e fornecedores.

Com um bom CRM é possível construir um bom relacionamento com os clientes que, como consequência, pode evoluir para uma fidelização e retenção dos clientes.

Veja um exemplo de um bom sistema CRM:

Quanto mais clientes fidelizados, maiores as receitas do negócio. Na essência, o gerenciamento de relacionamento com o cliente é simples. Mas deve envolver todos os departamentos para que funcione e traga muitos benefícios para a empresa.

Uma lista de software CRM foi elaborada para você escolher o melhor CRM em cada categoria.

Fluxo de Nutrição

O fluxo de nutrição é uma estratégia de inbound marketing que consiste em disparar uma sequência de e-mails para seus leads com o objetivo de guia-los até a compra de um produto ou contratação de um serviço.

Lembre-se de que um fluxo de e-mails deve ser criativo, direto e ter um único objetivo por e-mail. Essa estratégia vai agir como apoio de sua campanha de marketing, depois que você conseguir conquistar os leads depois do lançamento.

O propósito com essa estratégia é manter seus leads familiarizados com o seu negócio, por isso cada peça deve ser clara, representar 100% a empresa e ter uma CTA clara.

Uma das grandes vantagens dessa estratégia é o baixo custo, independente da quantidade de e-mails que você decida enviar.

E-mail marketing

O e-mail marketing não deve ser confundido com o fluxo de nutrição.

Um e-mail marketing é uma peça de campanha completa, que deve ser usada para promover produtos e serviços, bem como fidelizar os clientes.

Essa opção deve ser usada quando o seu objetivo é informar aos clientes e leads um catálogo com os novos produtos, descontos e serviços que possam interessar a eles, newsletter, confirmação de pedidos e respostas quanto às perguntas feitas por eles.

Os e-mails marketing também podem compartilhar uma ideia, uma mensagem por parte da empresa.

Muitos achavam que o e-mail marketing tinha morrido, mas ele continua relevante para empresas, mesmo na era das redes sociais. Na verdade, é muito mais fácil que um cliente leia um e-mail do que veja o perfil da empresa nas redes sociais.

Essas são as principais ferramentas de marketing digital que uma franquia digital usará em suas operações.

O que esperar de uma agência de marketing digital

O que esperar de uma agência de marketing digital?

Existem diversos tipos de agências de marketing digital. Algumas são especializam em áreas específicas dentro do marketing digital, outras focam em determinadas regiões, com canais de distribuição específicos e muitas outras definições.

Algumas agências de marketing digital são internas, das próprias empresas, outras são digitais e existem agências de marketing digital físicas.

O primeiro passo é encontrar uma agência de marketing digital parceira e com uma boa reputação no mercado.

Uma boa agência de marketing digital conta com atendimento perto e para isso precisa ter diversas filiais espalhadas pelo país e a sua especialização é todo o marketing digital. Existem agências que são especializadas no marketing digital no geral, enquanto outras unidades são especializadas em uma única área.

Existem muitas coisas que você deve esperar de uma agência de marketing digital, mas uma delas é trabalhar com um pessoal que está sempre atualizado com as mudanças constantes do marketing.

Contrate uma agência de marketing digital que entregue rápido, com qualidade, que tenha experiência de mercado e cobre um valor justo. É exatamente isso que você deve esperar de uma boa agência de marketing digital para te ajudar.

Como trabalhar com marketing digital

Opções de como trabalhar com marketing digital

Você quer trabalhar com marketing digital? Então confira algumas dicas de como você pode trabalhar com Marketing Digital:

  1. Prepara-se para pelo menos compreender o que é o marketing digital
  2. Não tenha medo de encarar novas experiências
  3. Explore todos os dados coletados e os use como base para suas decisões
  4. Saia da sua zona de conforto e não queira copiar a concorrência
  5. Colabore com as equipes da agência de marketing digital

Gostou das dicas? Então veja essas outras sobre como trabalhar com marketing digital. Agora descubra como ganhar dinheiro com marketing digital.

Como ganhar dinheiro com marketing digital

Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro com marketing digital, com a internet. Como por exemplo:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a prática de publicar um conteúdo, geralmente é gratuito, com o intuito de vender um produto ou serviço.

Blogging

O blog é a opinião de quem escreve. Existem muitos blogs espalhados pelo mundo e é uma forma criativa de ganhar dinheiro, já que a informação está em alta por causa das altas pesquisas online.

SEO

O SEO é uma forma inteligente de ganhar dinheiro, em médio e longo prazo. O mecanismo de pesquisa oferece resultados com base na escolha certa das palavras-chave escolhidas.

Criação de sites

Essa é uma das melhores formas de ganhar dinheiro já que existem ferramentas como a oferecida pela High Sales para empresários que querem começar a trabalhar com internet. Cada ano novas empresas surgem e muitas outras não possuem um site, muitas oportunidades online.

Ads Facebook, Google, Instagram

Trabalhar com gestão de trafego é uma grande escolha para ganhar dinheiro com marketing digital, ainda mais com o crescimento constante das redes sociais.

O marketing digital ainda não alcançou o seu auge, pois ainda existe muitas coisas para acontecer conforme a tecnologia cresce, mas esperamos que agora você tenha uma ideia do que é marketing digital e como o seu negócio pode se beneficiar com ele.

Muitas pessoas estão descobrindo que trabalhar e ganhar dinheiro com o marketing digital é muito comum, o problema é que algumas não querem empreender sozinhos, aí uma boa opção são as franquias de sucesso que atuam diretamente no formato de agências.

E esse foi o nosso guia completo sobre o que é marketing digital! Curtiu o conteúdo? Ajude o nosso blog a crescer ao compartilhar nossos conteúdos em suas redes sociais!

Até a próxima!